Primeira Aplicação em Flex Mobile para Android

Olá Pessoal

Irei demonstrar como criar sua primeira aplicação para Android com Flex Mobile.

Para desenvolvimento desse tutorial é necessário as seguintes ferramentas instaladas:

Android SDK – Download
Adobe Flash Builder “Burrito” – Download

Não entrarei em detalhes na Instalação é só seguir os passos.

Agora vamos criar nossa primeira Aplicação.

Na barra de Menu

File -> New -> Flex Mobile Project

Irá abrir a tela New Flex Mobile Project, nessa tela, Project Location, a única coisa importante para esse primeiro tutorial é informar o nome de seu projeto em Project Name.

O nosso projeto iremos chamar de HelloWorld, após clicamos em Next.

No segunda passo, Mobile Settings, das diversas informações a única alteração importante a se fazer nesse primeiro tutorial é habilitar o Full Screen(responsável para que a aplicação ocupe toda a tela do celular), o restanta das informações deixamos padrão e cliquemos em Next.

No terceiro passo, Server Settings, deixamos como está e cliquemos em Next.

E por último, em Build Paths, também podemos deixar como está, e cliquemos em Finish.

Seu projeto ficara da seguinte maneira:

Esse Arquivo HelloWorldHome.mxml é sua Tela principal. Clicando em Design irá aparecer o modo Visual da sua Tela. Ao lado do botão Design, temos o Device, que é uma lista de todos os celular que irão rodar essa aplicação, irão rodar pois já vem com o Adobe Air instalado, para outros celular é necessário que eles estejam com o Adobe Air instalado.

Agora vamos trocar o nome de Home para Hello World. Para isso clicamos no centro de nossa aplicação para seleciona-la. No lado direito em Properties -> Common -> Title colocamos Hello World

No corpo da aplicação, onde se encontra escrito Hello World, é conhecido como Action Bar, vamos arrastar um botão para Action Bar, colocando ao lado do Hello World.

O botão se encontra na paleta Components como Button, então so arrastar, e depois mudamos a Label para Próxima Tela, como está ilustrado na imagem abaixo.

Vamos arrastar também para o corpo da aplicação uma Label e um Button, mudados o Text da Label para Primeira aplicação, e o Label do Button para Fechar Aplicação. Essas alterações também se encontra na paleta Properties.

Após isso vamos criar uma função no botão de Fechar Aplicação para quando clicar nesse botão, nada mais óbvio que fechar a aplicação. Então selecionamos esse botão e conforme a ilustração, cliquemos em Generate Event Handle.

Ao clicar irá aparecer o Source da View, então adicionamos o seguinte código dentro da função button1_clickHandler:

NativeApplication.nativeApplication.exit();

ficando assim:

Salvemos, e vamos compilar para ver como que fica nossa aplicação.

Clicamos, no “Play” como mostra a ilustração abaixo

Irá carregar a seguinte tela:

Nela temos as seguintes informações importantes:

Project que é o nome do Projeto
Launch Method com as seguintes opções:

  • On desktop: para executar no emulador
  • On device: para compilar direto no seu celular

Clicamos em Run e pronto, irá aparecer assim a aplicação:

Espero ter contribuido. Fiz de forma direta, poderia ter explicado mais coisas, mas para não ficar tão extenso preferi assim.

Até a Próxima.

  1. #1 by amaral on 27 de Junho de 2011 - 19:14

    maneiro…

  2. #2 by Juca Do Norte on 24 de Setembro de 2011 - 14:06

    A partir de qual versão o Android suporta Flex?

  3. #3 by Renato Moura on 10 de Março de 2012 - 17:35

    Matheus, é verdade que toda vez que eu desenvolver uma aplicação em adobe air, para android, ou iOS, tenho de ter instalado o ADOBE AIR no meu operacional??

    e se por acaso. Eu desenvolvo alguma aplicação e deixo no market para venda…
    como meu “cliente” irá saber que tem de instalar o ADOBE AIR… ele será instalado automaticamente?

    Desde já agradeço e boa noite

  4. #4 by mobilidev on 21 de Agosto de 2012 - 18:20

    Renato Moura, respondendo sua pergunta (já que o autor ainda não se pronunciou), sim, o AIR deverá estar instalado no aparelho, PORÉM, isso já vem praticamente de fábrica nos novos aparelhos iOs e Android. Quando o AIR não estiver instalado quando o app for iniciar ou instalar o usuário será redirecionado a baixar o plugin da Adobe no Google Play, da mesma forma quando nós acessamos um site com flash sem ter o plugin do flash instalado, somos levados a instalar o plugin e pronto, tudo funciona 100%.

Deixe um comentário